quarta-feira, 13 de março de 2013

Série FÉ

Parte 1
"...Porque para Deus, tudo é possível." Lucas 1:37
 
 FÉ PARA OUSAR


Quando falamos em FÉ, geralmente lembramos dos grandes personagens bíblicos, conhecidos como "Heróis da Fé". Mas o que eles fizeram para receberem esta marca? Será que nós, em pleno século XXI, podemos alcançar este mesmo patamar?


Em Êxodo 14, a Bíblia relata um dos mais fascinantes momentos vividos na história da humanidade: A Abertura do Mar Vermelho. 
Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! "
Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.
Êxodo 14:12-16

8 - O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente. 10 - Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor. 11 - Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? 12 - Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!" 13 - Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. 14 - O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

Êxodo 14:8 e 10-14

 Neste trecho, podemos observar um grande exemplo de fé. Moisés era um homem falho, cheio de limitações, e com um exército inteiro perseguindo-o para conquistar novamente o povo de Deus (recém-tirado do Egito com muito trabalho). Entretanto, era guiado única e exclusivamente pela voz de Deus. O fato de DEPENDER do Senhor e crer que Ele estava no comando de TUDO fez com que sua medida de FÉ fosse acrescentada, levando-o a experimentar experiências mais ousadas do mover de Deus.

Em nossa vida, frequentemente nos deparamos com situações que chocam-se com nossas fraquezas, e, por conta disso, na maioria das vezes acabamos perdendo o controle destas situações. Uma das maiores evidências da FÉ consiste em saber EPERAR, DESCANÇAR e DEPENDER do Senhor. Vemos isso na vida de Moisés. 

Da mesma forma, nós, por diversas vezes pedimos ao Senhor que nos dê novas experiências, a fim de que cresçamos na fé. Portanto, precisamos estar dispostos a passar por desafios que nos levem a exercer a fé, de modo que sejamos moldados à vontade do Pai.


15 - Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. 16 - Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.
Êxodo 14:15-16

 Estes versos, que são a continuidade dos demais mencionados anteriormente, nos servem para tirar outro precioso aprendizado. Primeiramente, imagine-se no lugar de Moisés, ouvindo três "vozes" distintas: A de Deus ("PROSSIGA, confie em mim") a do povo ("Você está louco? Nos tirou do Egito pra morrer aqui?") e a do seu próprio "interior humano" ("Agora já era... Foi tudo, literalmente, por água abaixo!"). Se não bastasse, Deus lhe ordena tomar uma atitude absurda, humanamente falando: Estender a mão sobre o mar, para que as águas se dividam e os israelitas possam atravessá-lo em terra seca.

Com Deus, é assim que funciona. Quando passamos por problemas, Ele nos dá uma solução inédita, inesperada. Ainda que todos a nossa volta julguem ser impossível, Deus aparece e diz: "Tenha FÉ... Tudo é possível ao que crê!". Porém, precisamos dar um passo de FÉ e OUSADIA! Talvez, quando Moisés ergueu sua vara em direção ao mar, todos ao seu redor o taxaram de LOUCO, ou coisas do tipo. Mas ele sabia que Deus lhe havia dado FÉ para OUSAR!

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.
 Êxodo 14:25-26



Assim como o Senhor disse ao povo de Israel, Ele diz à você : "SIGA EM FRENTE!". A situação que você está passando, é para que Ele seja glorificado em sua vida.  O mesmo Deus que abriu o Mar Vermelho, é o Deus que pode mudar a sua história. Apenas CREIA e OUSE na presença do Pai. Dê o primeiro passo, e o "Mar" vai se abrir!


RAFAEL SANTIAGO