terça-feira, 9 de abril de 2013

Série FÉ

Parte 2
"...Porque para Deus, tudo é possível." Lucas 1:37
 
 FÉ + OBEDIÊNCIA = Intervenção e Provisão Divina

Não podemos falar de fé sem mencionar Abraão, considerado o "Pai da Fé". E não é pra menos. Deus prometeu à Abraão que, ainda na sua velhice, lhe daria um filho. E mais do que isso; Disse a ele que da sua decendência sairiam nações e uma grande multidão.
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
Gênesis 17:


E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
Gênesis 17:6
"E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, 
e reis sairão de ti;" Gênesis 17:6

Abraão tinha todos os motivos para duvidar de Deus, afinal, sua idade já estava bem avançada e Sara, sua esposa, não podia mais gerar filhos (aos olhos humanos). E foi sabendo disso que Sara sugeriu a Abraão que tivesse este filho com Hagar, sua serva... E assim sucedeu.

Hagar gerou Ismael, que por ser fruto de uma ação impulsiva e fora da vontade de Deus, trouxe problemas, ao invés de paz. Aqui podemos destacar dois aspectos extremamente importantes em nossa vida cristã: 1º - Saber esperar. Quando Deus nos promete algo, Ele mesmo já tem todas as coisas preparadas. É certo que devemos fazer o que cabe a nós, entretanto, sem interferir no tempo e no processo de Deus; 2º - O que vem de Deus, flui espontaneamente, e traz paz. Não tente convencer a si mesmo de que determinadas situações provém de Deus, quando na verdade, foram geradas por um desejo carnal, humano. Cuidado!

  
 Abraão, então, rendeu-se à vontade do Senhor e, juntamente com Sara, gerou Isaque - O FILHO DA PROMESSA. Mesmo sem entender o real propósito de Deus, após o nascimento de Isaque, Abraão e Sara puderam desfrutar de um novo tempo em suas vidas. Um tempo de renovo, paz e alegria. Não poderia ser diferente, afinal, estavam no centro da vontade do Pai.

CURIOSIDADE: O nome ISAQUE (e demais variações) vem do hebraico, e significa "RISO", ou "AQUELE QUE RI"

 Mas, passado algum tempo, Deus decidiu testar Abraão, afim de ver até onde iria a sua fidelidade para com Ele. O Senhor pediu que Abraão entregasse seu filho querido, Isaac, como sacrifício amor.

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui".Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". Gênesis 22:1-2
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Gênesis 22:1-2

Eu não tenho filhos, mas imagino que seja terrível, para um pai ou uma mãe, a sensação de perder um filho. Ainda, tendo que sacrificá-lo, a dor deve ser infinitamente maior; Tanto para o filho, como para o pai. Mas Abraão CREU, e OBEDECEU. Mesmo que seu coração estivesse em pedaços, e Isaque nem sequer imaginasse o que estava se passando, o seu desejo era mostrar para Deus que nada era maior do que o seu amor por Ele. Foi então que Abraão convidou seu filho para um sacrifício ao Senhor. Isaque, sem saber de nada, aceitou e seguiu, juntamente com seu Pai, para o monte.

 Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos,Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? "Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. Gênesis 22:6-8
 
Era chegada a hora do sacrifício. Abraão chamou seu filho, contou à Ele o que Deus lhe havia pedido, e preparou o garoto sobre o altar. Imagine-se no lugar de Abraão; O que você faria? Não era uma simples entrega... Era um FILHO! E, mais do que isso, Isaque era o Filho da Promessa; Instrumento que Deus usaria para multiplicar a descendência de Abraão.

Constantemente, Deus nos coloca diante de circunstâncias desafiadoras, que nos levam a tomar uma posição: Ou OBEDECER, por meio da FÉ (e como consequência, obter a vitória), ou DESOBEDECER, por meio do medo/insegurança/incredulidade (e como consequência, fracassar). Qual tem sido a sua escolha? Sim, muitas vezes, não se trata de decisões simples. Mas, se decidirmos por JESUS, certamente estaremos na direção correta.

  Abraão estava a ponto de sacrificar seu filho, quando, de repente, Deus intervém e provê um cordeiro para o sacrifício. Abraão se rendeu à majestade do Senhor, e, juntamente com Isaque, O adorou. Em louvor ao Rei dos Reis, pai e filho sacrificaram o cordeiro trazido por Deus, e, após isso, voltaram para casa.

 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele."Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho.Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraãoe disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigose, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu". Gênesis 22:10-18


Independente da situação que você esteja vivendo, exerça sua FÉ! Siga confiante e obediente à palavra que Deus lhe deu. Ele já tem o escape preparado... Mas, para que haja a intervenção divina, é necessário que haja FÉ e OBEDIÊNCIA!

Creia... O seu milagre está chegando! 



RAFAEL SANTIAGO