sexta-feira, 12 de julho de 2013

Série FÉ

Parte 3
"...Porque para Deus, tudo é possível." Lucas 1:37

FÉ: Exercer para aumentar 

 Em 2 Reis 4:1-7, a Bíblia relata a história de uma viúva, cujo marido, recém falecido, era servo de Eliseu. Se não bastasse a dor do luto, esta mulher também era pressionada a entregar seus filhos como pagamento de algumas dívidas, deixadas pelo esposo. Desesperada, ela suplicou a ajuda do profeta Eliseu, que dirigido por Deus, perguntou-a o que havia em sua despensa; A viúva, porém, respondeu-lhe que não tinha nada... APENAS um restinho de azeite.



Eliseu então ordenou que a viúva fosse em busca de vasilhas, o máximo que ela conseguisse; em seguida, entrasse em sua casa e fechasse a porta. Após este PROCESSO, a mulher, juntamente com seus filhos, deveria encher de azeite, por completo, cada jarro. Aos olhos humanos, uma atitude como esta seria perda de tempo, visto que havia somente uma pequena quantia de óleo.

A pobre mulher fez exatamente o que o profeta lhe ordenara. Para a sua surpresa, na medida que os recipientes eram enchidos, o óleo multiplicava-se. Ao fim, TODAS as vasilhas ficaram cheias, possibilitando a venda daquele azeite e o pagamento das dívidas. O milagre foi tão grande que, segundo a Bíblia, ainda sobrou uma porção de óleo, suficiente para a sobrevivência da família.

Esta simples história nos traz importantes aplicações. A primeira delas: Por pior que pareçam as situações, sempre há um "APENAS". Sim, sempre há um restinho de FÉ. E para Deus, esta "sobrinha" é o ingrediente essencial para a realização do Milagre. A importância e a valorização do "restinho" é fundamental. Infelizmente, a maioria de nós tem os olhos voltados apenas para as grandes quantidades... Enquanto Deus é especialista em tornar grande aquilo que é pequeno. Isso se aplica em nossa FÉ (que basta ser como um grão de mostarda para a realização de grandes atos) como em diversas questões do nosso dia-dia. Valorize o que hoje é pouco. Deus fará com que o seu "APENAS" se torne algo grande.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova
das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Além disso, sabemos que este milagre foi realizado, dentre outros fatores, pelo fato de aquela mulher obedecer e confiar no profeta. Existia um processo a ser realizado, e, se a viúva optasse por não cumprir alguma parte deste processo, é muito provável que ela tivesse de entregar seus filhos como pagamento. Da mesma forma, eu e você precisamos estar dispostos não somente a receber o milagre, mas também a cumprir com a parte que nos cabe.



Eu desafio você a CRER. Não há melhor ocasião para exercer a sua fé (ainda que pouca) senão diante das adversidades. Se passamos por situações difíceis, que fogem ao nosso controle, é sinal de que Deus quer nos ensinar algo. O melhor que se tem a fazer é depositar tudo nas mãos de dEle, e confiar... Acredite, sua fé será aumentada, e sua vida, transformada.



RAFAEL SANTIAGO