sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CHEIO... NÃO QUASE.

Você já ouviu, em palestras ou cursos, o exemplo do copo de água com relação ao ponto de vista? Funciona assim: Enche-se um copo com água até a metade. Aí pergunta-se para quem assiste/ouve qual é a situação daquele copo com água. Alguns respondem que ele está MEIO cheio, outros, MEIO vazio. Há aqueles que dizem que está QUASE vazio... Enquanto outra parcela diz estar QUASE cheio. Cada um responde de acordo com o seu modo de ver. Realmente, esse é um teste que nos ensina uma importante lição: ver as coisas de maneira positiva, característica importantíssima para o bom andamento de uma equipe, por exemplo.


Entretanto, este não é um exemplo que pode ser aplicado ao nosso nível de intimidade com Deus. Se é que existe alguma relação com a vida cristã, pode, quem sabe, ser associado ao fato de vermos as situações da vida "com bons olhos"... Mas isso deve ser FÉ em Deus, e não pensamento positivo ou "bons olhos". Como disse, nosso relacionamento com Deus, por mais "positiva" que seja a opinião de uma pessoa, jamais pode ser "QUASE" ou "MEIO".

"...Mas enchei-vos do Espírito;" Efésios 5:18

A Bíblia é muito clara quando diz "ENCHEI-VOS" do Espírito. Isso mostra que o desejo de Deus é ver-nos totalmente completos da Sua Presença, e não parcialmente. Só assim venceremos as tentações, enfrentaremos batalhas e alcançaremos a vitória. Quando estamos cheios do Espírito, nossos olhos fixam-se em Cristo, e somos levados a uma profunda e verdadeira adoração.



O Espírito Santo é o combustível que nos move. É Ele quem nos ajuda, ensina e dá poder. Você vai evangelizar? Precisa do Espírito Santo para convencer as pessoas. Vai pregar? Precisa do Espírito Santo para lhe dar a direção e falar por meio de você. Vai cantar/tocar? Precisa do Espírito Santo para, verdadeiramente, ADORAR o Pai. Vai orar? Precisa do Espírito Santo. SIM! PRECISAMOS DELE PARA TUDO! Mas essa relação pode ir muito além de uma "necessidade". Se você quiser, Ele pode se tornar seu Amigo. Aí, o desejo de estar com Ele será infinitamente maior do que a necessidade. Uau!!!

Mais do que isso, quando uma pessoa atinge tal nível, todos ao seu redor percebem algo diferente. Toda a atmosfera é transformada por essa Glória. Não é preciso dizer "Sou cheio do poder de Deus" ou frases do tipo, pois essa passa a ser uma realidade extremamente notória. É um estágio que deve ser buscado, afinal, um relacionamento tão profundo com o Espírito Santo não nasce do dia para a noite. 

 Mas o que precisamos fazer para sermos cheios? O versículo em questão, no grego (Plerusthe), denota uma ação contínua... Ou seja, diariamente precisamos buscar essa fonte que nos enche e transforma nossas vidas. Quando aceitamos a Cristo e rebemos a Salvação, recebemos também o Espírito Santo. Mas somente quando o buscamos de todo o coração, com um profundo DESEJO, é que passamos a conhecê-lo de verdade. Alguns são tremendamente impactados quando recebem este batismo de poder. E aí vem o desafio e compromisso pessoal de encher-se da Sua Presença, continuamente.



(Clique aqui e leia mais sobre este assunto na postagem O PÃO NOSSO DE CADA DIA)


"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6:6

Basicamente, o segredo é buscar a Sua Face de todo o coração, e adorá-lo com todas as forças. Sua vida pode ser transformada através de uma comunhão com o Espírito Santo. Quando você experimentá-lo, uma chama de PAIXÃO por Cristo, pelos irmãos e pela obra de Deus arderá em seu coração. Seu dia-dia será diferente. CREIA! BUSQUE! Experimente!

Encha-se com o Espírito Santo.


RAFAEL SANTIAGO