segunda-feira, 9 de março de 2015

ANDANDO COM CRISTO

Há um dito popular que comumente é usado, principalmente para os jovens, quando deseja-se dar um conselho: "Diga-me com quem andas e te direi quem és.". De fato, essa frase condiz com a realidade. "Andar com alguém" está relacionado com "ser influenciado" por este alguém; Ou simplesmente estar de acordo com essa pessoa (ideais, conduta). Sobre este tema vamos tratar um pouco nesta mensagem.


Em Gênesis 6, a Bíblia relata um período da humanidade em que a grande maioria das pessoas estava totalmente longe de Deus. Todos agiam por seus próprios impulsos e, diante desta triste realidade, Deus decide acabar com tudo aquilo que havia feito.

"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito." Gênesis 6:5-7


MAS, em meio a este cenário, existia um homem que chamava a atenção de Deus: Noé. Mesmo vivendo num contexto de pecado e com todas as influências possíveis do meio em que estava, Noé e sua família decidiram ser diferentes. A Bíblia traz uma expressão fantástica sobre a vida e conduta deste homem: Ele ANDAVA com Deus.

"Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. (...) Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." Gênesis 6:8-9

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) traz a expressão "Noé andava com Deus" como "Noé tinha COMUNHÃO com Deus". A conjugação do verbo em questão nos leva a entender que esta era uma ação contínua da parte de Noé. Ou seja, a sua comunhão com Deus era o resultado de uma vida constantemente dedicada ao Senhor, a ponto de a sua conduta ser parecida com Deus. Este era o diferencial de Noé.

ANDAR com Deus é um desafio diário, pois exige que deixemos de lado determinados hábitos e costumes para sermos moldados ao caminhar de Cristo. Uma das principais exigências do "andar com Deus" é estar em conformidade com a Sua Palavra, pois, como ela mesmo afirma:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3


Vivemos num contexto idêntico ao de Noé. A maldade está espalhada sobre toda a terra; Os homens são maus; A Verdade tornou-se relativismo; A humanidade está voltando-se contra Deus. É tempo de nos levantarmos para MARCAR A DIFERENÇA. Mas, para que isso aconteça, necessitamos ANDAR com Cristo - continuamente. Viver diariamente em comunhão com o Espírito Santo e, firmados na Sua Palavra, nos tornarmos parecidos com Ele.

Com quem temos andado?



RAFAEL SANTIAGO

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Gênesis 6:8-9
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
¶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Gênesis 6:5-7