domingo, 14 de fevereiro de 2016

SÉRIE CONFIANÇA

ENTREGAR E... CONFIAR?
PARTE 1

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Sl 37:5

O versículo acima é muito conhecido. É comum encontrá-lo em postagens, camisetas, adesivos automotivos, enfim. Realmente, é uma palavra que desperta nossa atenção, pois refere-se a uma condição para o tão almejado "agir de Deus". Ao analisarmos a nossa vida, não levamos tempo para encontrar áreas ou situações que necessitam de uma intervenção de Deus. Mas, mesmo sabendo que ao "entregar e confiar" nossas vidas a Ele veremos o Seu agir, por que relutamos em CONFIAR totalmente no Senhor e, antes, preferimos o nosso próprio esforço? A provável resposta é o fato de ainda não termos entendido aspectos fundamentais de como Deus trabalha em circunstâncias que, aos nossos olhos, são impossíveis. Por isso, até entregamos essas situações diante de Deus, mas não confiamos; Por consequência, na maioria das vezes, não vemos o Seu agir. É sobre isso que desejo compartilhar com você nesta série de postagens, abordando a experiência de Josué e destacando 5 características fundamentais de como Deus trabalha.



A Bíblia nos fala de um homem chamado Josué, sucessor de Moisés, que conquistou a Terra Prometida. No entanto, no capítulo 6 de seu livro, nós vemos o relato de uma situação que o deixou preocupado: A cidade de Jericó, cercada por muralhas e tomada por um povo inimigo. Sua atitude foi prostrar-se diante de Deus e buscar a direção do Senhor sobre aquela circunstância. O versículo a seguir nos mostra o que Deus lhe falou:

Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Josué 6:2

Que passagem incrível! Este é o primeiro aspecto do agir de Deus, e nós devemos compreendê-lo: A SOLUÇÃO que necessitamos está em Deus. Independente da dificuldade que possa se apresentar, a resposta vem do Senhor. Por vezes, buscamos todos os recursos que estão ao nosso alcance, para então consultarmos a Deus... Quando entendermos que Ele é a fonte de tudo o que precisamos, então correremos primeiro para Ele e obteremos a resposta que tanto queremos. Foi isso que aconteceu com Josué, que confiou no Senhor e, antes mesmo de agir, já havia recebido a palavra de vitória do próprio Deus.

Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver". Josué 6:2-5



Na sequência da leitura, vemos o segundo aspecto do agir de Deus: Ele não apenas nos mostra a solução, mas nos dá a ESTRATÉGIA que precisamos para alcançá-la. Por incrível que pareça, e por experiência própria, as estratégias de Deus sempre nos surpreendem. A princípio, podem chocar com a lógica humana, mas, sem dúvida, são infalíveis. O texto mencionado mostra uma estratégia "absurda", aparentemente, tratando-se de uma guerra. Mas, Josué confiou, e tomou como regra o comando que Deus lhe deu. Como é precioso estarmos na Presença de Deus e recebermos dEle o direcionamento correto para agirmos. Em situações adversas, é comum sermos tomados por emoções, pela realidade que se apresenta diante dos nosso olhos naturais... Mas, estar atento ao agir de Deus e aguardar as suas oportunidades, fará com que nossas atitudes cooperem com a Sua vontade e, por fim, alcancemos a vitória que almejamos nas mais diversas áreas da nossa vida. Sabe por que isso é possível? O texto de Isaías traz a resposta:

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8,9

Deus é especialista em criar oportunidades e abrir novos caminhos onde, humanamente, parece impossível. Ele é DEUS, e, para Ele, tudo é possível. Basta que confiemos por completo no Seu agir, ao ponto de descansarmos em Sua Presença. Diante dos desafios que com frequência se apresentam diante de nós, sejam eles bons ou maus, que possamos correr para Jesus, a fim de entendermos o seu direcionamento e recebermos a Sua estratégia. Quando entendermos estes princípios básicos do trabalhar de Deus, passaremos a confiar no Seu amor e a ver, de fato, o seu AGIR sobrenatural.

(CONTINUA)

Deus abençoe!


RAFAEL SANTIAGO