quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SÉRIE CONFIANÇA

ENTREGAR E... CONFIAR?
PARTE 2

Seguindo com a história de Josué e as muralhas de Jericó, nesta postagem veremos mais três aspectos fundamentais deste processo tão intenso que é o agir de Deus em nós e nas circunstâncias que se apresentam em nossa vida. Observe: Você não deixaria o seu carro ser cuidado por um mecânico que você não conheça, ou que, ao menos, alguém o tenha recomendado... Você não confia no seu trabalho, pois não sabe como ele age. Da mesma forma, podemos extrair princípios do agir de Deus, que nos despertam a entregar o nosso caminho a Ele e, principalmente, a CONFIAR. Quando compreendermos estas características, passaremos a ver a sua intervenção.

Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor. Josué 6:6

Conforme vimos na parte 1 desta série, Deus mostrou a Josué que Ele mesmo tinha a solução para fazê-lo vencer a realidade de uma cidade fechada e tomada por um povo inimigo. Mais do que isso, o Senhor lhe deu toda a instrução, em detalhes, de como deveria agir - as "estratégias". No entanto, o versículo acima nos fala de uma condição que o próprio Deus impôs para a tão desejada posse de Jericó: Enquanto os soldados marchassem em volta da cidade (uma vez ao dia, durante 6 dias), os sacerdotes deveriam levar a ARCA da Aliança, juntamente com outros objetos mencionados, como símbolo da Presença de Deus.

Este é, justamente, o terceiro aspecto do agir de Deus: Independente da circunstância, SUA PRESENÇA deve ser o nosso amparo. Isso implica em buscar algo além da resposta que queremos ou da solução de nossos problemas; Significa manter um relacionamento vivo com o Pai, através do Espírito Santo, de forma que venhamos a descansar na Sua Presença. Realmente, não há nada mais seguro do que ser amparado e sustentando pela Presença de Deus... Agir sabendo que Ele está na direção de nossas ações e nos dando o suporte que necessitamos. Mesmo diante das oportunidades e métodos que Ele nos dá, nada faz sentido se a Sua Presença não estiver conosco. Foi isso que ocorreu com Josué. Mesmo sabendo que aquela estratégia vinha de Deus, Ele não abriu mão de levar consigo a Arca da Aliança (que é representação da Presença de Deus no Antigo Testamento). Que experiência linda é poder desfrutar dessa realidade, ainda nos dias atuais.




Os versículos seguintes nos mostram que Josué agiu conforme Deus lhe havia mostrado. Ainda que pudesse parecer estranho, impossível ou arriscado demais, sua escolha foi permanecer FIEL à Palavra que Deus lhe deu. Este revela-se como o quarto aspecto fundamental do agir de Deus: Precisamos estar dispostos a cumprir fielmente com aquilo que o Senhor nos propõe em Sua Palavra. Nos desafios que a vida apresenta, nenhuma ordenança ou direção do Senhor ferirá os princípios que Ele mesmo estabeleceu em Sua Palavra - A Bíblia Sagrada. Em momentos de preocupação, ansiedade ou angústia, é comum sermos atacados por pensamentos que nos incitam à negar a Fé, a agir de forma contrária às coisas que Deus nos apresenta como fundamentos. No entanto, vale a pena obedecer, cumprir com Seus princípios... Afinal, é o próprio Deus quem nos respalda e CUMPRE com o que prometeu.

Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Salmo 33:4

Na continuidade da leitura, vemos que Josué foi taxativo com relação a um fator essencial: O TEMPO CERTO PARA AGIR.

Mas, Josué tinha ordenado ao povo: "Não dêem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até ao dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão!" (...) Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade. Josué 6:10, 20´



Deus ordenou que, após terem marchado em volta da cidade por seis dias, no sétimo e último dia eles deveriam rodear Jericó sete vezes. Somente após isso, ao ouvir o som das trombetas, o povo deveria gritar. Este é o quinto aspecto do agir de Deus: Ele possui um tempo determinado para TODAS as coisas. Perceba: Deus, com seu infinito poder, poderia fazer as muralhas caírem ao chão no primeiro dia; Ou, ainda, poderia destruir toda a cidade com fogo (a exemplo do que fez com Sodoma e Gomorra), sem exigir nenhum esforço de homens. Porém, assim como nas nossas circunstâncias, Deus determinou uma forma de agir e um tempo exato para esta ação (na história, 7 dias). Não para que Ele pudesse se preparar, mas para que o Seu povo fosse moldado por Ele. 

Agir de acordo com o tempo de Deus é fundamental. O motivo pelo qual não confiamos no Senhor, muitas vezes, é o fato de não compreendermos o Seu MOMENTO de agir, e por isso nos desesperamos. Além de todos os outros aspectos que mencionei, creio que este seja o mais difícil para aceitarmos: O nosso tempo difere do tempo de Deus. Porém, quando decidimos confiar no Senhor, passamos a agir sem precipitações, e então começamos a ver o seu poderoso mover.

O versículo 20 mostra o brilhante resultado da obediência e confiança de Josué: Os muros caíram e a vitória foi garantida para o povo de Deus. Creio que este final teria sido frustrante, caso Josué não tivesse confiado completamente em Deus. Ele entendeu que a resposta final sobre essa situação viria de Deus (1); Buscou no Senhor a estratégia para vencer (2); Manteve a Presença de Deus como seu amparo e retaguarda (3); Cumpriu fielmente às ordens e direções que o Senhor lhe deu (4); e, por fim, agiu conforme o tempo determinado por Deus (5). Poderíamos destacar outras inúmeras características do agir de Deus. Mas, através destes cinco aspectos, o desejo do meu coração é que você seja despertado a confiar no Senhor. Tenho entendido que a confiança em Deus SEMPRE traz resultados além da nossa expectativa. Qual é o seu desafio? Um ministério que Deus confiou a você? Uma nova função no seu trabalho? Um problema financeiro? Situações envolvendo relacionamentos familiares? Experimente ENTREGAR e CONFIAR, verdadeiramente, no Senhor Jesus. Ele é a fonte de tudo o que precisamos. Quer ver o agir de Deus? O segredo é este: ENTREGAR e CONFIAR!

Deus abençoe!



RAFAEL SANTIAGO